Natal ou noite de festas?
Ouvi uma frase do Padre Fábio de Melo, na qual ele assim se expressava: “Eu não consigo entender cristianismo sem Cristo!” O que eu pude entender do que ele quis dizer, é que o cristianismo sem Cristo, é um cristianismo sem vivência, é aquele se aprende como outra história qualquer, fica apenas no campo do conhecimento, tem ações intelectiva, porém não chega ao coração, para que possa fluir: amor, gratidão e esperança.
Seguindo essa linha de pensamento, podemos dizer que o natal se transformou em apenas mais uma festa social, ou seja, uma Noite de Festa! Como podemos dizer vamos comemorar o natal, se o aniversariante não está presente e às vezes nem sequer foi convidado? O natal cristão é maravilhoso, cheio de alegria, de reconhecimento e de uma gratidão sem medidas pelo cumprimento de uma promessa onde muitos faleceram desejosos e na esperança de alcançá-la e não tiveram esse privilégio.
Lendo o Evangelho de Lucas Cap. 2, verso 7, encontramos Jesus nascendo numa manjedoura, porque não havia lugar para Ele, na estalagem. Agora pergunte a você mesmo, na minha casa ou no meu coração há lugar para Ele? Guarde a resposta para você mesmo.
Desejo que a sua comemoração natalina seja realmente cristã, cheia de muita paz, alegria e reconhecimento; e que possamos entender a chegada do Deus menino em forma humana e o que representa para todos nós. Esse projeto de Deus, que não é outro, senão a salvação de todo aquele que Nele crêem.
Fazendo uma retrospectiva: Estou feliz no natal? Quantas vezes eu fiz a alegria do meu semelhante? Qual foi o meu comportamento diante da necessidade alheia quando eu podia ajudar?… São perguntas que devemos fazê-las para nós mesmo e que a resposta nos traga alegria para uma fraternidade sincera.
A intenção aqui não é chamar a atenção de ninguém, pois não tenho autoridade para tal, porém despertar um amplo desejo de entendimento e amplo reconhecimento do natal de Jesus. E que Ele nos abençoe!
O SINIPRF-BRASIL DESEJA A TODOS OS SEUS FILADOS E AMIGOS UM FELIZ NATAL E UM FELIZ 2021
Fonte: Siniprf-Brasil
Texto: José Maria Jácome – Representante do Siniprf-Brasil no RN
Insp. Acir da Fonseca Dantas – Direitor de Divulgação e Comunicação do Siniprf-BR