PRF apreende caminhão que transportava carnes e frios de maneira irregular
Produtos apreendidos na BR-262 vinham de Belo Horizonte para serem comercializados em um sacolão de Araxá
Durante uma fiscalização de rotina no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-262, próximo ao Restaurante do Miguelinho, na tarde de ontem, segunda feira, 10, os policiais abordaram um caminhão Mercedes Benz 2213 azul, com placas GNB-3307 de Pedregulho/SP, que transportava carnes e frios de maneira totalmente irregular. O caminhão foi carregado na Ceasa em Belo Horizonte pela manhã e seguiu viagem por volta das 11h até ser abordado pela PRF às 17h.
Após conferir a Carteira Nacional de Habilitação do motorista J.L.A.S., de 55 anos, e a documentação do veículo, os policiais foram verificar a carga e descobriram vários quilos de carne de frango e peixe acondicionadas debaixo de caixas de frutas e verduras tampadas com uma lona preta. As carnes já não tinham mais condições de serem consumidas, pois estavam apenas resfriadas e não congeladas como deveriam estar.
Os policiais também encontraram na carroceria do caminhão alguns quilos de presunto, queijo, bacon e lingüiça, que deveriam estar sendo transportados em uma câmara fria, assim como as carnes. De acordo com informações da PRF os produtos perecíveis seriam entregues em um grande sacolão localizado em Araxá. Toda a carga tinha a nota fiscal emitida em nome desse sacolão.
Um representante do sacolão esteve no posto da PRF para verificar a situação da carga apreendida e confirmou que o transporte irregular de alimentos perecíveis já vem acontecendo há algum tempo. Ele afirmou que o sacolão já está providenciando a regularização do transporte para que os produtos sejam transportados em caminhão que tenha câmara fria.
Fiscais da Vigilância Sanitária estiveram no posto da PRF e constataram que os produtos estavam sendo transportados em temperatura inadequada e totalmente expostos na carroceria do caminhão junto com as caixas de frutas e verduras sem nenhuma condição de higiene. Os fiscais atestaram que a qualidade dos produtos ficou comprometida devido ao transporte irregular.
De acordo com os fiscais há cerca de dez anos foram apreendidos aproximadamente quatro mil quilos de carne de frango devido a problemas de refrigeração no armazenamento e como o estabelecimento é reincidente sofrerá um processo administrativo. Os fiscais irão realizar uma vistoria no sacolão em busca de outras irregularidades.
Os produtos perecíveis foram apreendidos pela Vigilância Sanitária e levados para uma câmara fria onde permanecem até uma decisão da Justiça. Já as frutas e verduras foram liberadas para o sacolão. O motorista foi encaminhado para a 43ª Delegacia Regional de Polícia Civil para prestar depoimento.
Fonte: Jornal Araxá