Skip to main content

Semana Santa: quando começou!

A Semana Santa é a etapa mais triste e porque não dizer, a mais decepcionante para os apóstolos ou seguidores de Cristo daquela época. Aquele povo esperava um Rei que dominasse aquela nação, e que seu reinado fosse algo extraordinário, com direito a palácios e súditos como estavam acostumados a ver na história do povo de Israel.

Estiveram com um homem, que andou sobre o mar, repreendeu o vento, curou os cegos, fez paralítico andar, transformou água em vinho; então só podiam esperar realmente que Ele fosse exatamente esse Rei que eles esperavam. E agora esse homem é maltratado, julgado, crucificado, morto e sepultado! Para eles era o fim de tudo! O que eles não entenderam é o que Jesus falou quando ainda estava com eles que: “O meu reino não é desse mundo.” João 18:36; daí a decepção pela falta de entendimento.

 Muitas vezes nos decepcionamos pela nossa falta de entendimento. Fico imaginando o que se passava pela cabeça daquele povo; e mais ainda, quando aquelas mulheres avisaram que Jesus havia ressuscitado. Aí vêm os acontecimentos: o encontro no caminho de Emaús, o partir do pão, o encontro com Tomé, gerando para eles mais interrogações, sem falar que para os Judeus a pascoa representava a comemoração da libertação da escravidão do Egito.

Para nós todos esses acontecimentos são históricos e reais, não precisamos ter fé para crer, porque de fato eles aconteceram! O que precisamos é entender: para que eles aconteceram! Entretanto, precisamos ter fé, entender e nos preparar para outro grande acontecimento: a sua segunda vinda. Ele prometeu: “Virei outra vez.” João 14:3. Os anjos também confirmaram por ocasião da ascensão: “Varões galileus, porque estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o viste ir.”

No livro aos hebreus lemos o seguinte: “Ora, a fé é o firme fundamente das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1. Precisamos realmente esperá-lo, entregando a nossa vida, as nossas decisões, aceitando o seu sacrifício em nosso lugar pelo o único motivo: o amor de Deus à criatura. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna.” João 3:16.

Entenda melhor o que é, e o que significa Semana Santa! Por que aconteceu e para quê! Jesus é sacrificado na época da páscoa, quando os judeus comemoravam a libertação do Egito! Mas, após o seu sacrifício, a comemoração é outra: a libertação do pecado e da morte.

DESEJAMOS FELIZ PASCOA A TODOS NOSSOS FILIADOS!

                                                           José Maria Jácome

Texto: José Maria Jácome – Representante do SINIPRF-BRASIL no RN;

Inspetor Acir da Fonseca Dantas

Diretor de Divulgação e Comunicação do SINIPRF-BRASIL