Nada ainda sobre a negociação salarial da PRF com o Governo. Depois do fracasso do ano passado quando terminou o prazo estabelecido e não se chegou a nenhum acordo, pelo contrário, as relações de negociação na Mesa entre a categoria e o governo ficaram tensas e foram seriamente prejudicadas, quando o Ministério da Justiça tomou medidas coercitivas duras, por entender que as formas adotadas pela classe em pressionar feriam as tratativas legais pertinentes a negociação, fato esse que atrapalhou todo o trabalho.
Na busca de uma solução, foi divulgado que o assessor especial do Ministro da Justiça, Flávio Chiarelli, compareceu em um café da manhã na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, dia 17, e afirmou que o ministério pretende retomar as negociações a partir desta semana. Chiarelli, que representava o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, disse mais que o ministério estuda, junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), as reivindicações da categoria, mesmo diante do cenário complicado na economia em 2016, acredita que é possível atender algumas das demandas da classe.
A Frente Parlamentar em Defesa da PRF, presidida pela Dep. Alice Portugal (PcdoB/BA), foi a organizadora do café e na sua fala a presidente disse que a informação trazida pelo assessor do ministro é importante, mas pediu aos parlamentares presentes para continuar na luta, muita mobilização dos mesmos, pois não vai ser fácil e que mesmo com o assessor do ministro presente, ela disse que é importante ser recebida pelo Ministro da Justiça para tratar desse assunto.
Inspetor Acir da Fonseca Dantas
Diretor de Divulgação e Comunicação do SINIPRF-BRASIL