Skip to main content

ASSEMBLÉIA MOBILIZA DELEGACIA REGIONAL DO SINIPRF-BRASIL NO MARANHÃO

A Delegacia Regional do Sindicato Nacional dos Inspetores da Polícia Rodoviária Federal do Brasil no Maranhão se reuniu no dia 27 de fevereiro, com uma pauta vasta para ser tratada na assembléia, entre os itens, a situação atual das ações ajuizadas pelo SINIPRF-BRASIL. Um relatório atualizado do andamento dos processos foi fornecido aos presentes acompanhado de uma carta enviada a todos os sindicalizados com os esclarecimentos.

Um assunto muito cobrado na reunião foi informações sobre a ação dos 28,86%, pois as notícias que se tem desse processo são vagas, muitos prazos de pagamento não foram cumpridos, existência de muita contradição sobre o assunto, insatisfação aumentada com o pagamento para uma boa parcela de policiais pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais – SINDSEP, no Maranhão, ficando a outra parte sem receber, pois desistiram do processo do SINDSEP preocupados com a litispendência, já que figuravam noutro pleito judicial, antigo, patrocinado pelo escritório do Dr. Nabor Bulhões, em Brasília.

O Representante da Delegacia Regional do SINIPRF-BRASIL no Maranhão Inspetor Fonseca, falou da luta que trava para obtenção não só de informações, mas também de gestões jurídicas junto ao escritório autorizado para o ingresso na justiça dessa ação dos 28,86%, trabalho realizado por ele já há alguns anos, autorizado que foi pelos colegas, com diversas idas a Brasília, e espera que se tenha algum progresso neste ano, que inclusive fez pedido de informações ao advogado recentemente e está aguardando que ele responda.

O Diretor Jurídico do SINIPRF-BRASIL Inspetor Maurício Carvalho Maia ao ser questionado sobre o acordo firmado e findo pela PRF que concedeu o último aumento parcelado em três anos, disse que, o SINIPRF-BRASIL na época tentou muito sentar-se à Mesa de Negociação
instalada no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que tratou do reajuste; mesmo com apoio político, o secretário à época Duvanier, negou o pedido.

Obviamente o Governo sabia das intenções do SINIPRF-BRASIL em pleitear a correção das perdas salariais substanciais – foi entregue planilha ao Ministério da Justiça com histórico correto dos prejuízos nos contracheques – principalmente pelos mais antigos, em decorrência da forma como eram pagos os proventos dos prf’s antes do subsídio, fato este que o levou a trancar todas as portas, ficando assim de fora o nosso sindicato daquelas negociações. O fato positivo nisso é que não assinamos aquele acordo esdrúxulo.

Uma grande parte de servidores públicos já está mobilizada pedindo aumento salarial, a inflação corroeu ainda mais o poder de compra dos trabalhadores. O principal ponto de pauta da mobilização é o reajuste de 27,3% nos salários dos servidores federais. Nos próximos dias, entidades de outros estados do país seguem o calendário de mobilização com atos, assembléias e paralisações. O nosso sindicato também vai se engajar na luta, justa, necessária e uma assembléia em Brasília está sendo planejada para a elaboração das reivindicações.  

Inspetor José de Ribamar Fonseca Santos
Representante do SINIPRF-BRASIL no Maranhão

Inspetor Acir da Fonseca Dantas
Diretor de Comunicação e Divulgação do SINIPRF-BRASIL

Link para planilha PRF

Link para relatório de ações