SINIPRF-BRASIL defende o direito dos inspetores da PRF não terem seus nomes completos divulgados
ADPF se preocupa com a divulgação de lotação dos policiais federais
A medida do Governo pode colocar em risco a segurança dos integrantes das duas categorias
O Executivo decidiu divulgar, na internet, os salários de parte dos seus 190 mil servidores, identificando-os pelos nomes. A consulta pública está disponível desde quarta-feira, 27, em atendimento à Portaria Interministerial nº 233 que regulamenta a Lei de Acesso à Informação. Os funcionários públicos reclamam que a medida afeta a privacidade e a segurança deles.
De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, o salário dos servidores federais há tempos já era de conhecimento público, com divulgação no site do Ministério do Planejamento. De acordo com o delegado, não se pode confundir transparência com abuso. Em vez do nome do servidor, por exemplo, poderia ter sido divulgado apenas as iniciais, como já é feito em outros órgãos.
“Interessante constatar que, toda vez que o Governo está no meio de um processo de negociação salarial, ele faz questão de jogar na imprensa a remuneração dos servidores”, acusa Ribeiro. Para o presidente da ADPF, essa seria uma tentativa de voltar a sociedade contra o pleito do funcionalismo público.
Para a ADPF, a preocupação maior está na divulgação das lotações dos policiais federais. A medida pode colocar em risco a segurança da categoria. Em conjunto com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, a ADPF estuda as medidas cabíveis na situação.
Fonte: Comunicação Social da ADPF
da Assessoria de Comunicação