Brizola Neto será o ministro mais jovem do Governo Dilma. O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) foi escolhido nesta segunda-feira como o novo ministro do Trabalho. Segundo informações do Palácio do Planalto, a posse do novo ministro deverá ocorrer na quinta-feira (3), às 11h. Aos 33 anos, Brizola Neto será o ministro mais jovem do Governo Dilma. Ele está no segundo mandato como deputado federal. Antes foi vereador na cidade do Rio de Janeiro. Também já assumiu o cargo de secretário de Trabalho e Renda do estado do Rio.
De acordo com o líder do partido na Câmara, deputado André Figueiredo (PDT-RJ), a decisão foi tomada depois de uma reunião entre a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da legenda, ex-ministro Carlos Lupi, e o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Também estavam cotados para assumir o posto, além de Brizola Neto, os deputados Vieira da Cunha (PDT-RS), e o secretário-geral do PDT, Manoel Dias. Esses dois eram a preferência do partido para ocupar o cargo.
Atualmente, a pasta está sob o comando de Paulo Roberto Pinto, ex-secretário executivo do Ministério, que assumiu o lugar de Carlos Lupi, que deixou o cargo depois de denúncias de irregularidade em contratos com organizações não governamentais.
Dilma Rousseff ao confirmar hoje o nome de Brizola Neto como novo ministro do Trabalho, a presidente da República Dilma Rousseff disse, em nota, ter confiança de que ele “prestará grande contribuição ao País”.
Na nota, a presidente agradece a colaboração do ex-ministro Carlos Lupi e do ministro interino Paulo Roberto Pinto “na consolidação das conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros nos últimos anos”.
Com informações da Rádio Câmara e Agência Brasil
Gustavo Lima