O número de acidentes de trânsito e de pessoas feridas apresentou uma redução de quase um terço, nas rodovias federais, em relação aos primeiros dias da Operação Carnaval do ano passado. O número de mortes nas ocorrências de trânsito também caiu, de 135 em 2011, para 122 em 2012.
Dois graves acidentes foram responsáveis por um quinto dos óbitos. No sábado (18), em Goiás, dois ônibus de turismo se chocaram na BR 153, causando a morte de 14 passageiros no local, dezenas ficaram feridos. Outro acidente que chamou a atenção foi a colisão frontal de um carro de passeio com um ônibus, na BR 349, no município de São Félix, na Bahia. Oito, dos nove ocupantes do carro – que estava superlotado – morreram no local. O acidente aconteceu às 7h30 da manhã de sexta-feira, indícios levantam a hipótese de que o motorista dormiu ao volante.
Guerra à imprudência
No geral, as condutas elencadas como infrações de trânsito são aquelas que podem contribuir, em menor ou maior grau, para o acontecimento de acidentes, seja pela imprudência ou negligência do motorista.
Nos três primeiros dias da Operação Carnaval, os agentes da PRF fiscalizaram mais 80 mil veículos e emitiram 31 mil multas. Aproximadamente 15 mil motoristas assopraram o bafômetro, 701 foram reprovados e impedidos de seguir viagem dirigindo, destes, 276 foram presos no momento da fiscalização, por crime de trânsito.
Outra ação desenvolvida pela PRF neste período de carnaval foi o combate ao narcotráfico. Apenas de sexta-feira a domingo, policiais rodoviários federais evitaram que chagassem as ruas 700 quilos de cocaína, 328 quilos de maconha e crack suficiente para mais de três mil pedras.
Fonte: Ascom/DPRF
da Assessoria de Comunicação