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Mortes no trânsito têm alta de 25% em 9 anos, aponta ministério

Bastaria o Governo e o DPRF respeitarem a Lei que regulamenta as atribuições exclusivas dos Inspetores, e poderíamos ajudar a diminuir estes índices.

Em 2002, 32 mil morreram no trânsito; em 2010, foram 40,6 mil mortes.
País vive ‘epidemia de lesões e mortes no trânsito’, disse ministro Padilha.

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Saúde, com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), mostra que o Brasil registrou no ano passado 40.610 vítimas fatais no trânsito, um aumento de quase 25% em relação ao registrado nove anos antes, em 2002, quando 32.753 morreram.

Entre as regiões do país, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).

“Os estados que conseguiram apertar a fiscalização e impedir que qualquer pessoa alcoolizada pudesse dirigir conseguiram reduzir os acidentes”, destacou o ministro Alexandre Padilha em entrevista ao G1.

Motocicletas

Do total de mortes no trânsito no ano passado, 25% delas foram ocasionadas por acidente de moto. Em nove anos, diz o ministério, a quantidade de mortes por motocicletas quase triplicou, alcançando 10.134 mortes no ano passado, ante os 3.744 mortes em 2002.

“Os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, afirmou Padilha.

Os resultados do índice de acidentes com motos são preocupantes, segundo o ministério. Em nove anos, houve crescimento de 214% no número de mortes no Sudeste, 165% no Nordeste e 158% no Centro-Oeste.

Sudeste é a região mais alarmante, respondendo por 14.214 vítimas fatais em 2010. Depois aparece o Nordeste com 11.233 mortes, seguido pelo Sul, respondendo por 7.548 mortes, e Centro-Oeste, responsável por 4.275 mortes. O Norte é a região mais pacífica no trânsito, com 3.340 vítimas fatais.

Lei Seca

O ministério revela ainda que em 2010 foram gastos R$190 milhões em procedimentos de atendimentos causados por acidente de trânsito nas cerca de 145 mil internações.

“O primeiro motivo das causas dos acidentes tem sido a alta velocidade. É fundamental termos mecanismos de combate à alta velocidade”, disse Padilha.

O ministro ressaltou ainda a importância de uma fiscalização mais eficaz da Lei Seca. De acordo com o ministro Padilha, houve uma redução de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização.

Ele defendeu que a Lei Seca seja alterada para ampliar a punição a quem dirigir bêbado. “Eu defendo que a gente possa ter mudança na Lei Seca, aumentar punições a quem dirige alcoolizado. Tem projetos em andamento sobre isso. (…) A pessoa tem que provar que não está alcoolizada”, afirmou Padilha.

O ministro também comemorou a decisão do Supremo, de que quem dirige bêbado comete crime mesmo sem provocar acidentes. “Como ministro da Saúde saúdo a decisão do STF. O ato de dirigir é uma concessão que o estado faz a uma pessoa, é uma concessão. Uma pessoa que assume essa concessão tem que saber que não pode dirigir alcoolizado”, disse ao G1.

EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO

POR REGIÕES DO PAÍS DESDE2002

 

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
Brasil 32.753 33.139 35.105 35.994 36.367 37.407 38.273 37.594 40.610
Norte 2.184 2.180 2.274 2.376 2.533 2.572 2.718 2.730 3.340
Nordeste 7.611 7.325 7.830 8.517 8.632 9.136 9.282 9.612 11.233
Sudeste 12.990 13.671 14.179 14.433 14.849 15.004 15.189 14.177 14.214
Sul 6.455 6.591 7.138 7.025 6.938 7.089 7.089 7.045 7.548
Centro-Oeste 3.513 3.372 3.684 3.643 3.415 3.606 3.927 4.030 4.275

Fonte: G1

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