A subcomissão que acompanha ações de proteção às fronteiras promove hoje audiência pública para discutir um estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco Nacional) sobre a vulnerabilidade dessas regiões.
O estudo, elaborado por meio do Projeto Fronteira em Foco entre outubro de 2010 e março de 2011, apontou problemas como a existência de pistas de pouso clandestinas, contrabando de combustível e possível uso de assentamentos de terra alugados para ocultar mercadoria ilegal.
O presidente da subcomissão, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), sugeriu a audiência com o objetivo de obter subsídios para a elaboração de propostas de melhoria da segurança das fronteiras. A subcomissão é vinculada à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e tem como relator o deputado George Hilton (PRB-MG).
Durante a audiência, o secretário-geral do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, apresentará o projeto e exibirá um vídeo com as imagens das visitas realizadas pela entidade aos nove estados com áreas de fronteira.
Também foram convidados para a reunião o coronel Newton Cléo Bochi Luz, da Subchefia de Preparo e Emprego do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas; o coordenador-geral de Administração Aduaneira da Receita Federal, Dario Briner Filho; e representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
A audiência será realizada às 15 horas, no Plenário 15.
Confira a íntegra do estudo
Da Redação/PT